terça-feira, 20 de novembro de 2007

Educação: Ontem e Hoje (parte I)




A História da Educação faz-se a cada momento: Seja ela em uma sala de aula ou em volta de fogueiras; como faziam os povos há milhares de anos. Com os aprimoramentos dos utensílios e ferramentas o "Homem" viu-se necessitado de técnicas para utilizá-los. Estas técnicas são conhecimentos que vêm se acumulando até os dias atuais. Os teóricos debatem-se, creio eu, no mesmo. Transmitir Conhecimentos requer, a priori, ter conhecimentos. Estes são postergados em detrimento de uma visão mais ampla da dinâmica que envolve a psicologia da aprendizagem. Uns diziam que o homem-educando é uma tábua em branco que precisa ser preenchida de instrumentais (conhecimentos). Outros que a instrução é bem programada como as engrenagens de uma fábrica: hoje aprende-se o reino animal, amanhã o vegetal, depois o mineral, etc, etc, etc, e hoje sabemos que este homem é um conjunto de tudo o que foi construído pela humanidade. As minhas amadas professoras do primário (Educação Básica) não tinham tanto conhecimento de como se processava a nossa aprendizagem. No entanto nos cobravam, com veemência "tudo" aquilo que elas nos transmitiam, e pasmem,! aprendíamos "decó e salteado" a lição. Não havia "gancho" de um elemento com o outro. era uma visão distorcida da realidade; mas aprendíamos. principalmente aritmética e tabuada. Sou da época em que o "éle" e o "érre" eram e RRÊ e sem contar com os "MÊ" "NÊ" e soletrávamos e escrevíamos corretamente. E hoje? Ver. www.clickgratis.com.br/escolar/psicologia_da_aprendizagem.html

sábado, 10 de novembro de 2007

O Governo, o Petróleo e o Povo Brasileiro

Há anos que eu já sabia que o Brasil possui grandes reservas de petróleo e gás natural. Não é de se espantar com a revelação da petrobás da existência do grande reservatório do "ouro negro" no litoral paulista. Os investimentos devem continuar aqui no Brasil e não na Bolívia, como pretende o governo brasileiro. Quer levar outro calote?.
Gostaria que Lula não desse tanta atenção aos governos boliviano e venezuelano e que respondesse às críticas destes governos com mais firmeza de um governante de uma grande nação que é o Brasil.
Com este volume de petróleo nossa gosolina custará R$ 0,50? Nos países que fazem parte da OPEP a gosolina é muito barata. Responda-me senhor presidente. Até quando vai ignorar o povo brasileiro?

terça-feira, 31 de julho de 2007

Educação e Esportes

Orgulho de ser brasileiro. Realmente eu tenho orgulho de ser brasileiro ao ver todos aqueles atletas competindo com vários outros - de outros países, e conquistarem medalhas ou não. Sinto orgulho ao ouvi nosso hino ser cantado com todo fervor. Aqueles atletas sabem competi de maneira igual em uma desigualdade infame proposta pelos "nossos governantes", que em época de campanha têm na "Educação" uma boa desculpa para fazer "tudo" aquilo que os outros não fizeram: Equipar todas as escolas com laboratórios de física, química, biologia, informática, quadras poliesportivas, condições para cursos de aperfeiçoamento.... Enfim, todos os aparatos necessários para um professor desenvolver bem suas atividades pedagógicas. também valorizará o profissional da educação com bons salários, isto é, com um salários digno, onde não seja possível buscar empréstimo antes do final do mês.
senhores políticos: Educação e Esportes é um binômio básico de uma nação que tem por objetivo competi de igual por igual em todos os grandes eventos esportivos: PAN, OLIMPÍADAS, etc. Comecem pelo legal: Invistam o que a lei determina para este binômio que os gastos com saúde pública reduzirá em muito. Faça um teste. ATÉ QUANDO vossas senhorias vão postergar o óbvio?

quinta-feira, 22 de março de 2007

"JUSTIFICATIVA?"

Recentemente, o IBGE alterou sua metodologia para quantificar o P.I.B. brasileiro, onde levou-se em consideração todas as formas de aquisição de renda: desde o ambulante até às costureiras. Com esta metodologia o BRASIL ficou mais "RICO"; passando da 13ª posição no ranking dos países mais ricos para a 10ª posição. O que era de se esperar aconteceu: Os parlamentares ,
(de(s)ervidores da Nação, votam aumento de salário em torno de 26,5 %. Aumento este que estende-se, entre eles, até ao presidente da "REPÚBLICA".
SERÁ ESTA A JUSTIFICATIVA? ATÉ QUANDO NO FARÃO DE PALHAÇO?

sábado, 17 de março de 2007

"SOLIDARIEDADE"

Aos meus queridos cariocas.
Compadecidamente assistimos aos seus protestos contra a "galopante" violência, que vem ceifando vidas de cidadãos inocentes, vítimas de uma política descompromissada com os direitos básicos à vida: Educação, segurança, habitação - (tríade) - pronunciada pelos de(s)ervidores, apenas para obterem votos.
Lamentavelmente, vocês anunciam um "luto" pelas 700 (setecentas) vítimas, só nos primeiros meses do ano.(2007). Aqui, em Pernambuco, estamos "chorando" por - Pasmem!!! 892 (oitocentas e noventa e duas) entre: cidadãos, cidadãs e crianças assassinados, de janeiro a fevereiro. (2007).
Até quando,
ficaremos num fogo cruzados de aspirações políticas por cargos, legendas, ministérios(inoperantes) destes "representantes legais" do povo brasileiro?. Está mais do que na hora:
1.UM GRANDE DEBATE PELA SEGURANÇA PÚBLICA; e uma
2.REVISÃO DO CÓDIGO PENAL.

"INSENSIBILIDADE"?

Nesta semana uns sensíveis realizaram uma manifestação, na Candelária, Rio de Janeiro, em homenagem às vítimas daquela chacina-atrocidade, que não pára de acontecer, naquele Estado.
O que me chamou a atenção foi que, passando por alí, as pessoas ficaram indiferentes ao "ato".
Havia mais repórteres do que manifestantes. "Vamos Mudar"?
>>>>>>>>>>>>>>>>> - <<<<<<<<<<<<<<<<<<<
"Cortar o mal pela raiz" - Odílio Balbinotti não mais será o ministro da nossa agricultura. Parabéns!!!